Verdadeiro ícone de empoderamento feminino
- Camila Barbosa
- 5 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Criada em uma época em que o mundo era muito pequeno para as mulheres, ela surgiu como um verdadeiro símbolo do empoderamento feminino.
Nasceu mais precisamente no ano de 1941, a Mulher-Maravilha como é conhecida apareceu em um tempo em que as conquistas femininas ainda eram muito difíceis, o direito ao voto das mulheres por exemplo era bem recente. Seu criador William Moulton Marston a descreve na história que a mostrou para o mundo Introducing Wonder Woman, como possuindo "Força e agilidade cem vezes maiores do que as dos nossos melhores atletas e mais fortes lutadores, ela vem do nada para vingar uma injustiça e consertar as coisas."
E não é fato que o seu criador iria ter facilidade para criar uma personagem empoderada já que ele defendia muitas ideologias feministas. Ele viu nos quadrinhos uma forma de preparar os jovens para o inevitável progresso feminino. Ex aluno de Harvard, ele deixou de cursar Direito para se tornar psicólogo e cineasta.
A personagem Diana Prince, a princesa das amazonas que seria conhecida Mulher-Maravilha "Foi criada para demonstrar a força, o poder e a compaixão das mulheres. A intenção era, primeiro, acostumar os meninos à ideia de que as mulheres eram mais fortes e poderosas, e assim facilitar a implantação do matriarcado; segundo, inspirar as meninas a se tornarem fortes e poderosas, para que pudessem dominar o mundo”, diz o americano Tim Hanley, pesquisador que assina o livro Wonder Woman Unbound: The Curious History of the World’s Most Famous Heroine.

Mulher-Maravilha na capa da revista feminista ‘Ms.’ (//Reprodução)
O fato é que a mulher-maravilha serviu como influência ideológica para muitas mulheres já que nos quadrinhos ela frisa várias vezes sobre o trabalho das mulheres no exército ou cargos que envolvem forças militares (cargos que ainda hoje só são ocupados por 16% das mulheres dado divulgado por Fabiana Bastos, procuradora do Estado de Goiás).
Diferente dos heróis convencionais a Mulher-Maravilha não usa seus problemas e decepções como encostos, ela torna seus problemas em algo que vai ajudar a melhorar sua moral. Talvez seja uma maneira de mostrar como a sociedade obriga as mulheres a amadurecerem rápido de mais e como ela ainda é muito mais permissora com os homens.

Agora depois de 30 filmes de super heróis sendo comandados por homens finalmente a DC resolveu colocar uma história onde uma figura feminina é a personagem principal. O filme produzido pela Warner estreou essa semana no mundo todo e conta com a israelense Gal Gadot interpretando Diana Price. Não podemos deixar de ressaltar a direção do filme que foi feita por Patty Jenkins o que deixa essa obra cheia de vestígios que apontam para o feminismo. Assista o Trailer:
(Reprodução: Youtube)
Bom que essa obra representa muito do mundo feminista isso ninguém pode negar. Por hoje é só se quiserem ler mais sobre o assunto vou deixar alguns links aqui para vocês. Obrigada. Gostou do Post? Deixe seu comentário.
Links de referência:
http://veja.abril.com.br/especiais/mulher-maravilha-feminista-desde-o-principio/
http://blog.opovo.com.br/cinemaas8/mulher-maravilha-contexto-e-maturidade-femininas/
https://oglobo.globo.com/economia/mulheres-estao-em-apenas-37-dos-cargos-de-chefia-nas-empresas-21013908
https://www.youtube.com/watch?v=1Q8fG0TtVAY
Commentaires